


DADOS DO INE- http://www.cm-sernancelhe.pt/redesocial_indicadores.pdf
Com uma área total de 228.6 km2, composto por 17 freguesias e uma densidade populacional de 27.2 hab/km2, o Concelho de Sernancelhe registou uma diminuição, entre os anos de 1981 e 2001, quer da sua população residente (menos 1272 habitantes), quer da população presente (menos 1428 habitantes).
O concelho apresenta uma taxa de analfabetismo de 14.7 %, registando-se 1161 habitantes sem qualquer tipo de habilitação escolar. O nível de ensino onde se regista um maior número de habitantes é o do 1º Ciclo (2870), contrastando com o número bastante reduzido verificado no Ensino Médio e Superior (11 e 232, respectivamente).
Uma população é considerada jovem quando regista cerca de 45% - 50% de jovens e entre 4% - 6% de idosos. Inversamente, considera-se que uma população é velha quando o peso dos idosos representa cerca de 10% a 20%. Deste modo, e considerando a percentagem de habitantes com idades superior a 70 anos (28.1%), o Concelho de Sernancelhe apresenta uma população tendencialmente envelhecida. A este nível, a população de Sernancelhe regista um Índice de Envelhecimento de 126.5%.
As razões que poderão ser apontadas para estes números prendem-se, por certo, com o fenómeno da emigração e também com a estagnação e progressiva diminuição da Taxa de Natalidade (10.9 permilagem), a qual chega a ser inferior à Taxa de Mortalidade (14.2 permilagem).
Em termos económicos, assistiu-se no Concelho de Sernancelhe, a uma diminuição da Taxa de Actividade, que baixou de 41.1% em 1991, para 34.5%, em 2001. Como reflexo desta realidade, assistiu-se a um acréscimo da Taxa de Desemprego dos 3.7%, em 1991, para os 8.9%, em 2001.
http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=607156
“O poder de compra de um lisboeta é quase sete vezes maior do que o de um habitante de Celorico de Basto. Para quem mora no Porto, a vida será quatro vezes mais fácil que em Sernancelhe ou Cinfães. Estas disparidades regionais estão descritas no Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio, ontem divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que revela uma concentração da capacidade de aquisição de bens nas maiores aglomerações urbanas do País…”
Social-democrata José Mário Cardoso à espera de "reeleição natural"
José Mário Cardoso, um dos dois autarcas que desde o 25 de Abril de 1974 governaram o concelho de Sernancelhe cumpre actualmente o 6 mandato consecutivo correspondendo a 24 anos de PSD em Sernancelhe. Nós estamos cansados....
E tu????
Uma Associação que leva o nome de Sernancelhe a muitos lugares, representam o nosso concelho, oferecem ocupação de tempos livres aos nossos jovens e como todos sabemos tem sido esquecida pelo município.
Deixamos aqui uma palavra de incentivo aos elementos desta Associação para que não desistam e que mantenham viva esta Associação que tão bem representa o nosso concelho.
O PS promete fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para auxiliar este património/Associação do nosso concelho.